19/04/2018 14h58
A Faculdade do Sul da Bahia (FASB) realizou na noite desta quarta-feira, 18 de abril, uma Celebração Eucarística de Cerimônia de Consagração do Jaleco aos alunos do 1º e 2º ano do Jovem Cientista do IFA e aos alunos do 7º período dos cursos de enfermagem e biomedicina.
A missa foi presidida pelo médico Padre Metódio, que em sagrada comunhão consagrou a eucaristia e entregou a hóstia aos fiéis.
Durante a cerimônia de Consagração do Jaleco foi realizada uma oração pelo professor Stanislau Siepierski Filho em favor do cadáver desconhecido usado em pesquisa científica no laboratório de anatomia.
A Irmã Cristina é idealizadora de muitos projetos realizados pela instituição e acompanha com seriedade as atividades desenvolvidas, dando apoio, principalmente espiritual. Para ela, a presença do Padre, que tem conhecimento na área e já passou pela Consagração do Jaleco, traz mais conforto e confiança aos novos profissionais.
A Irmã Leidiana Luciano, diretora-geral da Fasb, explica que a instituição possui uma base sólida atualmente, passando por uma mudança na diretoria, oferecendo maiores recursos laboratoriais referentes a equipamentos na área da saúde, semiologia, anatomia e vários outros.
Com essa interlocução, a Fasb prestigiou aos alunos do ensino médio que estão fazendo a transição para a área científica e aos novos estudantes dos cursos de biomedicina e enfermagem a entrega dos jalecos. “Sem dúvida foi uma cerimônia elaborada com muito carinho e já entrou para o calendário institucional, e semestralmente nós realizaremos essa cerimônia com o objetivo de humanizar a prática e a formação na saúde. Sendo nós as irmãs franciscanas do Senhor, mantenedoras da Fasb, do IFA, decidimos trazer a família para uma belíssima reflexão sobre a vida com padre Metódio”, disse a irmã Leidiana.
“O momento é de muita alegria!”, contou a diretora acadêmica, Jussyluce Cardoso Reis. Para ela, o jaleco é um compromisso feito quando o formando que já passou por todo o processo de aprendizado está apto a exercer suas funções fora das dependências da instituição e sem a supervisão de seu professor.
O principal objetivo da cerimônia foi congregar, unir e fazer com que aquele profissional perceba que ele tem o apoio dos demais. Ainda de acordo com Jussyluce, o foco principal da diretoria da FASB foi promover e fortalecer a alegria e compromisso a esses alunos que estão saindo para os estágios.
A FASB está passando por uma nova fase e recebeu novos profissionais, um deles é a coordenadora do curso de enfermagem, Ariane Leão Caldas, formada em biomedicina e neurociência.
Para o Sulbahianews, Ariane disse que está é uma das primeiras cerimônias que participa na instituição e descreveu a iniciativa como um marco importante que simboliza o fim da trajetória do curso teórico e o início da prática. “Os alunos estão ansiosos para entrarem nesse novo momento de suas vidas, e para mim é um orgulho estar aqui e celebrar com eles”.
A FASB já anunciou novidades com a chegada dos cursos de eletrônica industrial e arquitetura em urbanismo, além das campanhas de vestibulares.
De acordo com o diretor administrativo e financeiro, Francisco Siqueira, a nova fase da FASB envolve a parceria entre instituição e aluno, trazendo a família para conhecer o local onde seu filho estuda e inserir novos eventos ao calendário anual.
Francisco disse também que os novos cursos estão previstos para começarem ainda neste ano, e estão sendo realizadas parcerias com municípios vizinhos e empresas que têm aderência aos cursos com bolsas e descontos. “Estamos levando uma proposta específica para cada perfil de empresa, para que o colaborador possa realmente entrar em nossas instituições e fazer suas graduações”, comentou o diretor.
Contrate nossos serviços de publicidade e cobertura: são 11 anos de experiência e profissionalismo aliados a um potencial incrível de comunicação e alcance de público. Saiba mais